A jornada épica de um atleta Ironman — com Junior Queiroz

Seja você um atleta experiente, um entusiasta do esporte ou simplesmente alguém que busca desafiar seus próprios limites, certamente já se perguntou sobre os bastidores da preparação para uma experiência desafiadora como o Ironman.

No post de hoje, você confere uma entrevista exclusiva com Junior Queiroz (@jr.queiroz), um atleta que participou da prova duas vezes. Saberemos mais sobre os treinos e as emoções que permeiam a preparação para a competição mais icônica do mundo do triathlon!

Conheça Junior Queiroz

Aos seus 30 anos, Junior é responsável pela gestão financeira de uma empresa familiar e nos conta que esteve em contato com os esportes desde criança.

Ele jogou handebol profissionalmente durante quase 10 anos, passou alguns anos no Crossfit, fez corridas esporádicas durante o lockdown, sempre com uma veia competitiva, e ainda se aventurou no mountain bike, até finalmente iniciar no triathlon.

vista lateran de um corredor durante a prova ironman

Hoje, Junior se dedica diariamente ao esporte pelo qual é apaixonado, seja treinando ou consumindo conteúdo. Mergulhe conosco nessa narrativa inspiradora e confira os bastidores dessa incrível prova de resistência física e mental!

1 – Como foi o preparo para o Ironman? Quais foram os maiores desafios enfrentados nessa jornada?

O preparo para o Ironman Brasil foi de muito treino, e não poderia ter sido diferente. Começamos a focar na prova em dezembro do ano passado. Na maior parte dos dias, nos dedicávamos a fazer 2 ou 3 sessões de treino, começando nas primeiras horas da madrugada e no horário do almoço. Durante a semana, priorizávamos os treinos indoor para otimizar tempo.

Além dos treinos, tínhamos que incluir sessões de fortalecimento para evitar lesões e realizar fisioterapia para manter o corpo em bom estado para os próximos dias de treinamento. No entanto, acredito que o maior dos desafios é manter o equilíbrio e ter energia para lidar com as responsabilidades da vida diária.

O trabalho e a família eram prioridades também. Minha filha, com apenas 1 ano e 8 meses, exige atenção, carinho e cuidados constantes.

2 – Como foi enfrentar 42 km de corrida após ter nadado por 3,8 km e pedalado por 180 km?

Após todo o ciclo de preparação, cheguei na prova fisicamente pronto. Mas a verdade é que, na corrida, o aspecto mental desempenha um papel muito mais significativo do que a parte física.

Os treinos longos foram essenciais para fortalecer a minha mente e aumentar a minha resiliência para enfrentar as adversidades que surgem durante uma prova longa como essa.

vista lateral de um atleta ironman no percurso de bicicleta

3 – Quais são os tipos de treino de corrida que você faz para se preparar para um Iron?

Um bloco de preparação para o Ironman é longo e tivemos vários tipos de treinos para essa maratona. Nesse último ciclo de treinamento, trabalhamos com os “longões”, intervalados, regenerativos e o tempo run.

Gosto muito dos treinos intervalados, que visam melhorar a nossa velocidade, e dos treinos de tempo run, cujo objetivo é aumentar a resistência para os longos. Na reta final, os regenerativos se tornaram divertidos e prazerosos. Em alguns dias, tive a companhia da minha esposa e, em outros, do meu cachorro.

4 – O que você considera na hora de escolher os tênis que vai usar para treinar e para participar de uma competição?

Estou sempre atento aos novos lançamentos no universo da corrida. Apesar dos diversos conteúdos interessantes e opiniões diversas espalhadas pela internet, como consumidor nesse segmento, gosto de testar diferentes modelos de tênis e formar minha própria opinião sobre eles. Por isso, busco lojas multimarcas que oferecem uma ampla variedade de opções.

5 – Como você equilibra sua vida pessoal, profissional e o rigoroso treinamento necessário para ser um triatleta de alto desempenho?

A base de tudo é a organização e o diálogo. Conciliar: família, bebê, trabalho e ainda inserir a preparação para um Ironman, sendo uma prova que requer de você uma boa alimentação e descanso, não é fácil.

Mas com a motivação certa, muita organização, conversa e adaptação, tudo vai fluindo! Não que seja fácil, fácil definitivamente não é. Mas todo mundo vai ajudando e fazendo parte de certa forma.

Faço questão que minha família esteja presente nas provas, para que de certa forma aquele tempo que deixei de estar com eles para treinar seja recompensado ali, com a viagem, o passeio que ela proporciona e a oportunidade de conhecer novos lugares.

6 – Além do aspecto competitivo, quais outras recompensas e lições valiosas você tirou dessa experiência?

A corrida te ensina lições valiosas, como ter disciplina, entender seu corpo e ter paciência nos treinos para acompanhar sua evolução.

Mas, para mim, a maior lição é que a corrida deve fazer parte da nossa rotina, sendo um estilo de vida e influenciando pessoas positivamente, para que elas também busquem viver os benefícios de uma vida saudável.

A corrida vai muito além da simples ação de correr, é um compromisso gratificante. No decorrer da minha jornada, com o nascimento da minha filha, consegui incluir minha família nessa prática, levando minha esposa a enfrentar o desafio da sua primeira meia maratona.

7 – Qual conselho você daria para alguém que está considerando participar de sua primeira maratona Ironman?

Faça por você, para que a euforia inicial não se torne um fardo ao longo do caminho. Todos enfrentamos desafios na nossa rotina, nem todos os dias são fáceis e nem sempre as coisas sairão conforme o planejado.

É importante deixar de lado a pressa por resultados imediatos e adotar uma perspectiva de longo prazo. Curta todo o processo de preparação e desfrute das diferentes distâncias, pois, embora a maratona seja impressionante, as corridas curtas também tem seu encanto!

— “Enjoy the journey”!

vista de frente de um corredor na chegada da maratona de corrida com  sua familia

Ficou interessado pela história do Junior? Siga o atleta @jr.queiroz para mais inspiração esportiva!

Para mais conteúdos relacionados à corrida e tudo que permeia esse universo, continue de olho nas postagens do blog, estamos sempre trazendo novidades por aqui!

5/5 - (Total de avaliações: 9)
Velocità

Autor: Velocita

1 comentário em “A jornada épica de um atleta Ironman — com Junior Queiroz”

  1. O Júnior é um atleta e colega admirável! Aqui em Maringá é região somos super fãs dele e de sua família que o apoia incondicionalmente. O amor pelo esporte é notório, e sua dedicação, disciplina, resiliência e determinação são ímpar!

    Jornada longa no esporte a você meu amigo e muitos muitos Ironmans por vir, com
    Resultados e títulos a sua altura! A de um campeão 💪🏻

Os comentários estão encerrado.