Dicas para escolher um tênis de Triathlon com Fellipe Santos

Olá, corredores! Hoje, a equipe Velocità teve a oportunidade de entrevistar Fellipe Santos (@fellipe_santoss), um triatleta profissional com um impressionante histórico de participações em maratonas de Triathlon. Atualmente, ele está se dedicando à preparação para o tão aguardado Mundial de Ironman 70.3, que acontecerá este ano em Lahti, na Finlândia.

Convidamos o Fellipe — que além de triatleta profissional é treinador — para responder algumas perguntas que podem ajudar aspirantes a triatletas ao redor do mundo na hora de escolher o melhor tênis para Triathlon.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1 – O que um aspirante a triatleta deve considerar na hora de escolher um tênis?

Na hora de escolher um tênis, o principal ponto que alguém que almeja se tornar um atleta deve considerar é o tipo de prova que planeja realizar. Antes de fazer sua escolha, reflita se você cogita fazer provas curtas (de 5 a 10 km) ou provas longas, com distâncias de 21 e 42 km.

Isso ajudará a determinar as principais características que você deve buscar no tênis adequado para suas necessidades.

Provas curtas costumam ser corridas sem meias — algo que requer muita adaptação — e a escolha de um tênis rápido e confortável é fundamental! Já em provas longas, usamos meias, então, podemos usar vários tipos de tênis. Hoje todas as marcas oferecem qualidade e desempenho, vai do gosto de cada um ao provar.

vista de frentede um atleta em posição de largada em uma pista de corrida ao ar livre

2 – Quais são os principais tipos de tênis de Triathlon disponíveis no mercado? Qual é o melhor na sua opinião?

Atualmente a Nike vem dominando o cenário do Triathlon mundial com modelos de tênis como o Vaporfly e Alphafly! São tênis equipados com placas de carbono, que oferecem benefícios excepcionais em termos de performance.

Embora apresentem um custo mais elevado, esses calçados se destacam no contexto do Triathlon por atenderem a um público majoritário no Brasil com alto poder aquisitivo, que busca alto desempenho.

Além disso, correndo por fora, temos os tênis adidas Adizero e o novo Hoka Rocket 2, ambos também equipados com placas de carbono, proporcionando um ótimo desempenho e uma experiência de corrida cheia de conforto, leveza e rapidez.

Eu diria que essas são as opções que mais vêm ganhando espaço entre os triatletas, oferecendo alternativas igualmente atrativas para os adeptos do esporte. Mas, particularmente, sou fã dos tênis da Nike! Para mim, a marca continua sempre um passo à frente das demais.

3 – Para um triatleta que está migrando de provas mais curtas para distâncias mais longas, existem recomendações específicas para a escolha dos tênis?

Acredito que, ao migrar de provas mais curtas para distâncias mais longas, o atleta que já faz as provas curtas deve seguir usando os tênis com os quais já está familiarizado. Isso permitirá que ele avalie como o calçado se comporta em corridas de maior duração e se atende às suas necessidades.

Muitos atletas já têm suas preferências estabelecidas, e mudar de marca apenas para se adaptar à nova distância pode levar a desconfortos ou falta de adaptação ao novo modelo.

Portanto, é aconselhável realizar treinos mais longos com os tênis habituais e, caso haja a necessidade de troca, fazê-la gradualmente, para garantir que o novo calçado ofereça o suporte, amortecimento e conforto essenciais para o sucesso nas provas de longa distância.

vista de frente de uma atleta correndo em uma pista de corrida ao ar livre

E aí, curtiu o conteúdo? Esperamos que as dicas do Fellipe contribuam para deixar a sua relação com os esportes cada vez mais eficiente e gratificante! Para acompanhar mais de perto a rotina do atleta, siga seu perfil no Instagram: @fellipe_santoss

Aproveite para navegar pelo blog e conferir nossas publicações recentes. As respostas para suas principais dúvidas relacionadas à corrida, ao treino e à nutrição esportiva podem estar aqui!

Nos vemos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Velocità

Autor: Velocita