O que é drop do tênis? Entenda como influencia na corrida

Você certamente ouviu falar em “drop” — ou até mesmo “offset” — ao pesquisar sobre tênis de corrida, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre o significado desse termo. Nesse post, vamos explicar o que é o drop e como ele pode influenciar sua experiência na corrida!

O que é drop?

O drop de um tênis é uma medida em milímetros que indica a diferença de altura entre a parte traseira e a parte dianteira do tênis. Em outras palavras, é a inclinação da entressola do tênis.

Existem tênis com drops mais altos, ou seja, com uma diferença maior de altura entre o calcanhar e a parte frontal, e tênis com drops mais baixos, com uma diferença menor.

vista de frente de uma pessoa com a mão esticada embaixo de um tênis que está suspenso no ar, pronta para segurá-lo.

Drop x amortecimento

O termo “drop” é comumente confundido com a altura do calcanhar do tênis. Porém, apesar de se correlacionarem, o drop e o amortecimento não são a mesma coisa.

Enquanto o drop influencia na inclinação da sola e em como o pé faz o contato com o solo durante a corrida, o amortecimento diz respeito à espessura e ao nível de acolchoamento na entressola do tênis, oferecendo proteção contra os impactos gerados durante a corrida.

colagem de duas imagens com a vista lateral de tênis da nike o ar livre, onde é possível observar o drop dos modelos.

Como o drop influencia na corrida?

O objetivo principal do drop nos tênis é proporcionar uma passada mais natural e eficiente, buscando uma distribuição equilibrada das forças geradas durante a corrida. O calcanhar é naturalmente a primeira parte do pé a tocar o solo em muitos corredores, e o drop ajuda a suavizar esse contato inicial proporcionando uma transição mais suave para a parte frontal do pé.

Além disso, o drop também foi apresentado como uma forma de atender às necessidades e preferências individuais dos corredores. Alguns corredores se sentem mais confortáveis com uma passada iniciada pelo calcanhar, enquanto outros preferem uma passada iniciada pelo meio do pé.

Contudo, o drop permite que cada corredor encontre a inclinação que se adapte melhor à sua forma de correr e às suas características biomecânicas.

vista lateral de um corredor sentado em uma pista de corrida amarrando os cadarços dos seus tênis

O que é drop alto?

Quando se fala em “drop alto”, refere-se a tênis de corrida com uma diferença de altura maior entre o parte traseira e a parte frontal do calçado. Em geral, um drop alto é considerado aquele acima de 8 milímetros.

Vista lateral de um tênis da nike verde e preto com drop alto em frente a um fundo verde

Qual o drop ideal para corrida?

Não existe um drop ideal que sirva para todas as pessoas, pois cada indivíduo possui características biomecânicas únicas. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora de escolher o drop mais adequado para você.

A escolha do drop ideal para corrida deve levar em conta seu tipo de pisada, biomecânica individual e preferências pessoais.

Corredor aterrizando os pés no chão em uma pista de corrida.

Ainda assim, se você está iniciando na corrida agora e não sabe por onde começar, é possível ter uma ideia de qual drop pode funcionar para você com base no seu tipo de pisada. Veja na sequência!

Como escolher a altura ideal para o drop?

Ao escolher um tênis de corrida, é recomendável experimentar diferentes modelos com drops variados. Assim, você poderá sentir a diferença no movimento dos pés durante a corrida e identificar qual proporciona maior conforto e eficiência para você.

vista de cima de uma pessoa sentada com os pés no chão e um circulo de pares de tênis ao seu redor

Curtiu o conteúdo? Para mais dicas e informações relacionadas ao mundo da corrida, continue de olho nas postagens do blog!

4.4/5 - (Total de avaliações: 5)
Velocità

Autor: Velocita