Seja você um corredor experiente ou alguém que está começando a se aventurar no mundo das corridas, certamente já ouviu falar sobre o termo “pace”. Um indicador muito utilizado pelos atletas para monitorar seu desempenho ao longo dos treinos.
Neste post vamos mergulhar no universo do pace para compreender melhor o conceito e esclarecer se o pace ideal existe. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é pace?
O pace é o indicador que mostra quantos minutos você levou para percorrer um quilômetro. Ou seja, se você fez uma prova de 5 quilômetros e levou 25 minutos para completar, ao final da prova você terá um pace de 5 minutos por quilômetro.
Geralmente, o ritmo que um corredor consegue manter em uma prova de 5 quilômetros — seja ele amador ou profissional — não é o mesmo que ele vai manter em uma maratona de 42 quilômetros, por exemplo.
Como o pace é calculado?
Para calcular o seu pace, basta dividir o tempo total da corrida pela distância percorrida no trajeto.
Por exemplo, se um corredor conclui uma corrida de 10km em 60 minutos, o cálculo deve ser feito da seguinte forma:
- 60 minutos/10km
- Pace = 6 minutos/km
Lembrando que o pace pode variar conforme o clima, o terreno e o condicionamento físico do corredor. Para obter as informações personalizadas e adequadas ao seu organismo, procure profissionais como um nutricionista e um treinador.
Com o acompanhamento próximo desses profissionais será possível estabelecer metas saudáveis e realistas, seguir treinos adequados e ajustar o pace conforme seus objetivos e necessidades pessoais.
Existe pace ideal?
Durante a prática da corrida é comum que o desejo de “melhorar o pace” ou “alcançar pace ideal” cresça nos praticantes. Porém, a verdade é que não existe um pace ideal que se aplique a todos os corredores. Afinal, o ritmo de cada um pode variar conforme diversos fatores diferentes — como capacidade física, frequência de treinos, distância percorrida e objetivos pessoais.
O pace por si só é apenas um número. Por isso não deve ser analisado em um contexto amplo e muito menos comparado. O que para uma pessoa pode ser um pace incrível para outra pessoa pode não ser. E vice-versa.
Evite comparar seus resultados com outras pessoas. Lembre-se: quando o assunto é pace, a única comparação justa e racional que pode ser feita é com você mesmo.